quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Exercícioa para a nossa saúde respiratória




Temos os pulmões dimensionados de acordo com nossa estatura e recomendo aqui alguns exercícios de respiração para uma melhor oxigenação do organismo.
Exercícios:
1) Inspirar contando seis (6) batimentos cardíacos até encher por completo os pulmões.
2) Manter pulmões cheios contando três (3) batimentos cardíacos.
3) Expirar contando seis (6) batimentos cardíacos até esvaziar bem os pulmões.
4) Manter pulmões vazios por três (3) batimentos cardíacos.
5) Reiniciar o processo...
Para sentir os batimentos cardíacos, basta respirar bem fundo e prender a respiração por uns vinte (20) segundos, soltando em seguida o ar, o mais lento possível.
Ao exercitar esta respiração acima você irá sentir-se enjoado e quando chegar a um limite insustentável, poderá voltar a sua respiração habitual até o seu restabelecimento. Depois reiniciar o processo. Pra sempre até que se torne um hábito respirar dessa forma.
Sempre que estiver caminhando, basta acompanhar o ritmo dos passos que irão acompanhar o mesmo ritmo do coração. Então basta contar: 6 passos (insp), 3 passos (cheio), 6 passos (exp) e 3 passos (vazio).
Uma vez que tenha uma melhor oxigenação no cérebro, deve saber que 80% da glicose circulante é consumida pelo cérebro em atividades normais. Então nunca esqueça de uma alimentação que mantenha uma boa dose diária de açúcar no sangue. Nada de exageros. Sua intuição fará a medida se estiver em equilíbrio.
Se nunca consultou um nutricionista, agora esta hora. Deverá saber de acordo com seu metabolismo e tipo sangüíneo qual a sua alimentação mais adequada. Nunca comer em excesso. De preferência, comer a menos.