segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sexualidade

POR QUE FALAR DE EDUCAÇÃO SEXUAL? Muitos pais acreditam que as crianças não devem fazer perguntas sobre sexo por acreditar que não possuem idade suficiente para entender, considerando, portanto, um absurdo qualquer menção a este assunto. Muitos adultos se escondem, sentem vergonha ou evitam ao máximo tocar no assunto. Embora seja mais fácil, o silêncio não é a saída mais adequada no que se refere às questões sexuais. Até por que, o silêncio também ensina........mas ensina mal, muito mal, ao estilo: quem cala consente. As razões descritas no quadro a seguir vão ajudá-lo a formar opiniões mais sólidas e irão reafirmar a sua opção pela busca de uma educação sexual consciente e aberta: Por que evitar o assunto não é o melhor remédio? Porque os amigos, os livros, a televisão, a internet não irão formar valores e construir noções responsáveis sobre o sexo, muito menos irão preparar seu filho emocionalmente para as escolhas da vida; porque cada vez que você fala para seu filho que é a cegonha que traz os bebês, ele percebe que as suas informações não correspondem à verdade e que você não é uma fonte confiável; porque evitar falar sobre sexo ou contar mentirinhas sobre isso contribuem para a manutenção do sexo como tabu; porque, embora a educação sexual esteja prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (que são diretrizes educacionais para as escolas brasileiras), é provável que a escola do seu filho também não consiga sanar as dúvidas dele ou desenvolver senso crítico das questões sexuais; porque ele não vai ter com quem contar quando precisar de um conselho, de uma opinião e até de limites; porque você estará perdendo uma oportunidade maravilhosa de oferecer uma educação diferente, esclarecedora, que conduz à felicidade.

2 comentários:

Climerio Cavalcante disse...

Que bom que tenha alguem que fale sobre esse assunto,meus pais nunca ousaram tocar no assunto nem comigo nem com meus irmãos e até hoje nem falam,eu sempre fui atras das minhas respostas em livros,televisão,jornais,revistas; essas foram as primeiras com que tive contato com esse assunto,além do meu tio que sempre foi aberto pra esses assuntos e pra outros,mas,as respostas eu procurava nas revistas e as duvidas tirava com ele,e ainda encontrei outro lugar para aprender mais,AQUI.
Obrigado professor por esclarecer nossas duvidas
e parabéns por discutir um assunto que poucos tem "coragem" de comentar.

Anônimo disse...

Muito Boa Matéria professor